terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Tratamento Cognitivo Comportamental

A droga distorce a personalidade do usuário. A utilização progressiva acaba formando o que se chama de “caráter químico”: a pessoa torna-se prepotente, mentirosa, imediatista, fantasiosa e egoísta. Com este perfil, explica-se a grande resistência ao tratamento, sempre com desculpas muito elaboradas do tipo “não sou viciado, não preciso disso”. Da mesma forma, desenvolve uma auto-piedade extrema – sempre coloca a culpa nos outros, é o “coitadinho” o tempo todo.

O tratamento se baseia no processo cognitivo-comportamental, em que a pessoa reaprende a viver de forma íntegra, recuperando valores que permitem sua volta ao convívio social.Obviamente que o trabalho só dá certo se há desejo e empenho do dependente. Sendo ele mesmo um ex-viciado – “conheço dependência química não só de livrinhos, mas de sentir na carne” – Oliveira e uma equipe interdisciplinar, constituída de médicos e terapeutas, aplicam no Horto de Deus um método de tratamento baseado em quarto pilares: disciplina rígida, conscientização da doença, estímulo ao trabalho e espiritualidade, que dura cerca de oito meses.
Antes da internação direta na Comunidade, a pessoa é submetida ao tratamento médico para se desintoxicar e readquirir o autocontrole.

A partir da abstinência total, são pelo menos três meses para que ela volte a ser o que era antes. Quando vai para o centro de tratamento, é acompanhada o tempo todo pela equipe. Após a alta, deve retornar em períodos determinados para avaliação.

Um comentário:

  1. Olá querido irmão em Cristo, belo e espinhoso trabalho, porém, gratificante ao ver o resultado de uma vida recuperada e acima de tudo sendo transformada de um reles mortal em um FILHO DE DEUS. Somo um com seu trabalho... ainda não sei o endereço, mas peguei seu celular e entrarei em contato... bjos em todos... saudades... mas continuo orando e respeitando a distância... estamos saindo de Cachoeiro para São Mateus, mando notícias... amo vcs de verdade, em Cristo.

    "(Apocalipse 3:1-4) - O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
    - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
    - E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
    - Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome."

    Um conservo...

    ResponderExcluir